25 de jun. de 2013

terça-feira, 25 de junho de 2013 03:13


Conversando com uma pessoa muito especial que resolveu começar a juntar os trapinhos com a pessoa especial dela, surgiu um assunto que sempre acaba gerando muita discussão minha comigo mesma e com outras pessoas, que não entendem o meu modo de ver as coisas, de encarar a vida, de entender o mundo e as relações: o amor. Todo mundo diz que cada um tem a tampa da sua panela, que a hora ainda vai chegar e que o amor da sua vida está por aí, você só não o encontrou ainda. Claro, aceito a opinião de todos e sempre vou respeitar o que cada um pensa. Mas o meu modo de pensar não é assim. Para mim, uma relação não é feita de amor apenas. Primeiro, o que é realmente o amor? Uma obsessão? Algo que te leva a fazer tudo para os outros, acima de si próprio? Amor para mim não existe. É um conceito subjetivo que inventaram para explicar a grande afetividade que sentimos um pelo outro. Acredito sim nesse tal amor, mas não como colocam ou como ele se espalha pelo vento, saindo de boca e indo até outras bocas que mal sabem o que estão falando. Tampouco acho que as pessoas não amem. Amam, e muito. Mas usam a palavra amor pra explicar qualquer sentimento de ternura. E convenhamos, não somos ursinhos carinhosos para sermos todo compaixão, fofura e "amor". Somos seres humanos, que sentem raiva, ciúmes, rancor, ansiedade, felicidade, tristeza, e tantos outros sentimentos, que acabam fazendo com que o amor seja apenas mais um deles. Mas para mim, amor é o que causa a destruição dos homens. Amar não é tudo em uma relação. É aqui que começa o que eu tenho para falar.
Essa pessoa especial me disse que não tinha chegado a hora ainda, que eu não sabia a hora que era para dar realmente certo e nem quem seria a pessoa com quem daria certo. Leitores queridos, é isso que eu quero que todos entendam. Não existe a hora certa. Quem faz a hora somos nós, nós escolhemos quando queremos e quem queremos. Não existe aquela música do Geraldo Vandré que diz "quem sabe faz a hora, não espera acontecer"? Isso vale para qualquer coisa em nossas vidas, inclusive relacionamentos. Somos nós quem fazemos as coisas darem certo ou não. Ao meu ver, não existe esse negócio de "hora de dar certo", são nossas atitudes, nossas palavras, nossas promessas, que fazem dar certo. E é algo que as duas partes têm que fazer funcionar, pois se uma não tentar fazer funcionar, não adianta a outra ficar tentando, porque realmente não vai dar certo. Os casais que estão juntos até hoje, estão juntos porque juntos trabalharam para que acontecesse, não ficaram sentados esperando que um tal de senhor chamado destino viesse e juntasse os dois. Ambos trabalharam para estarem juntos. Temos sempre que lutar por alguém e que achar alguém que lute por nós, pois só assim é possível manter uma relação.
Então essa pessoa me disse uma frase muito importante: "se você não fizer o certo pra sustentar um namoro, ele pode ser o homem da sua vida que não vai dar certo e vice versa." Não poderia estar mais certa, não adianta alguém ser o "amor da sua vida" se nenhum dos dois tentar fazer o relacionamento dar certo. Por isso, não acredito que exista "amores das nossas vidas", mas sim grandes amores, que são perdidos pelo tempo e por incompatibilidades, mas que nunca deixarão de ser eternos amores.
E pra quem ainda acredita que deve haver amor em uma relação, eu digo que deve haver muito mais do que isso. Pois uma relação não se faz só de amor. Amor é só um pedacinho dela. É muito mais necessário que para que uma relação seja gostosa e bem sucedida, as duas partes demonstrem carinho e afetividade um pelo outro, que se respeitem e, o mais importante, sejam sempre honestos e sinceros. Porque algo que pode quebrar qualquer tipo de sentimento e relação, é mentira, pois ela não só gera desconfiança como também machuca a pessoa em níveis mais profundos que o físico. É aquela velha história: se você amassa um papel, não adianta tentar desamassar. Você pode até conseguir voltar a escrever nele, mas as marcas do amassado estarão sempre lá.
Para quem ainda não entendeu: eu não sou contra o amor, não sou contra relacionamentos, não sou contra o que você acredita. Eu apenas tenho minha opinião sobre algumas coisas, mas ainda acredito que há relacionamentos que podem funcionar, porque o amor não é tudo e eu ainda vou fazer funcionar para encontrar a tampa da minha panela, aquela pessoa pela qual eu vou lutar para estar junto e que vai lutar para estar junto comigo e juntas faremos um relacionamento maravilhoso acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário