27 de jun. de 2013

Mudanças

A gente sempre segue uma filosofia que a gente acredita que se encaixa na nossa vida. Isso não quer dizer que ela é a verdade mais pura ou que todo mundo têm que seguir a mesma. Apenas que se aquilo serve para você e te faz bem, você a carrega em seus pensamentos e suas atitudes. Por isso, nunca entendam meus textos como sendo a única verdade absoluta e nunca ache que ele sirva para você. Antes de mais nada sempre reflita sobre o que você é, sobre a sua vida, sobre seus instintos e sobre o seu modo de ser, porque se você tentar ser o que você não é, você estará indo contra qualquer filosofia de vida.
A minha é bem excêntrica, e contá-la aqui levaria décadas. Até porque tenho uma visão de cada coisa separada. E, eventualmente, essas visões mudam. E é aí que está a chave da minha filosofia: a mudança. Para mim, a melhor capacidade do ser humano, é a de mudar. Mudar de estilo, mudar de cabelo, mudar de ideia, mudar de lugar, mudar de país, mudar de atitude. Mudar de qualquer jeito, desde que seja para melhor (melhor para você, e não para os outros). E então, escrevendo isso me deparei com uma frase no facebook: na mudança de atitude, não há mal que não se cure. Autor? Nenhum.
Pesquisando achei apenas uma frase do Gabriel O Pensador: Na mudança de atitude, não há mal que não se mude. Encaixou melhor, não é? Afinal, curar? Nossa vida não precisa de cura, nossas decepções, nossas relações, nossas crenças... Nada em nosso ser precisa ser curado, apenas mudado. Não estamos doentes, a vida não é uma doença, nem o que você acredita. Mas se te fazem mal, a palavra para ela é mudança.
Mudança de ares, de amigos, de cobertores, de móveis, de música, de sapatos. Mudança de asfalto para terra, de rio para mar, de apartamento para casa, de rock para MPB, de cheiro para gosto. Todas as mudanças são boas. Todas as mudanças fazem com que deixemos para traz algo que nos fez mal e nos ajuda a partir para nossas melhoras, para o que no momento acreditamos nos fazer bem.
Mas nunca, NUNCA, confunda mudar com fugir. Quando você muda, você transforma o que você tinha em coisas melhores para você, e na transformação você não volta a encontrar os seus pesadelos. Mas quando você foge, você deixa tudo para trás - pecados, passados, amores, erros, desencontros - e quando você volta, tudo ainda está lá, intocado.
Então mude, mude de qualquer jeito, mude sua ideia, mude sua filosofia, mude para qualquer coisa, mude para qualquer lugar, mude o que você quiser, mude sua cama de lugar, mude-se. Mas nunca fuja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário